quinta-feira, 8 de março de 2012

DBSK-Biografia



O DBSK (동방신기) é uma boyband sul-coreana, sob os cuidados da gravadora SM Entertainment na Coréia e Avex Trax no Japão. Tendo seu debut em 26 de dezembro de 2003 em um programa especial da cantora Britney Spears com a cantora coreana BoA, o grupo ganhou popularidade imediata na Coréia do Sul e mais tardar no restante da Ásia, obtendo mais destaque em países como Japão, China e Taiwan.
DBSK é a abreviação de Dong Bang Shin Ki, em coreano. São conhecidos também como TVXQ (東方神起), abreviação de Tong Vfang Shien Qi e Tohoshinki, no Japão. Todas as denominações podem ser traduzidas para o português como “deuses do leste que se elevam”.
Antes do debut, várias idéias para o nome do grupo foram apresentadas. Cada integrante devia apresentar sua própria sugestão. Os três nomes sugeridos foram Ohjangyookbu; As cinco víceras, JuhnMuckGo;Baleia devoradora de lendas e Dong Bang Bul Pae;nome coreano do filmeAshes of Time. O grupo decidiu por este último e LeeSooMan (diretor da SM Entertainment) até chegou a falar com o diretor do filme para fazer uso do nome. No entanto, o nome não foi aceito no final porque o seu hanja (grafia chinesa) não era bonito aos olhos. Foi aí que mudaram paraDong Bang Shin Ki.
O DBSK fez sua primeira aparição em 23 de dezembro de 2003, durante o BoA and Britney Spears Showcase. O grupo se apresentou com Hug, seu primeiro single, e uma versão acapella de Oh Holy Night, junto com BoA. O grupo lançou dois singles, Hug e The Way U Are, acompanhados de photobooks, antes de seu primeiro álbum em 2004.
O DBSK alcançou o primeiro lugar nos charts coreanos em três meses depois de seu debute em outubro de 2004, o primeiro álbum Tri-Angle foi lançado.
O fã-clube oficial leva o nome de Cassiopeia, tendo o nome derivado da constelação Cassiopeia, próxima ao Big Dipper. A constelação possui cinco estrelas e o DBSK possui cinco membros. Quando digitado em um computador, “TVfXQ” fica parecido com Cassiopeia. Por essas semelhanças, o fã-clube leva este nome.
A SME uma vez chegou a considerar a entrada de um sexto membro chinês no grupo, para ajudar a alavancar ainda mais a popularidade do DBSK, mas a idéia não foi aprovada pelos fãs, esses chegando a ameaçar a gravadora de boicote dos produtos.

Em 2005, o DBSK foi lançado oficialmente no Japão, com o singleStay With Me Tonight, em 27 de abril. No mesmo ano, um pouco mais cedo, já haviam sido lançadas uma versão internacional de Hug e a versão coreana do álbum Tri-Angle, também no Japão – contudo eles não foram bem aceitos.
O grupo persistiu lançando os singlesSomebody to Love e My Destiny, enquanto na Coréia lançavam seu segundo álbum coreano Rising Sun,ficando em 1º lugar nas vendas mensais e em 4º nas vendas anuais. Para atender a demanda, o álbum foi oficialmente lançado nos países estrangeiros em 2007.
Algumas semanas antes do lançamento do álbum na Coréia, JaeJoong quebrou a perna durante os ensaios, o que o impediu de dançar no videoclipe – mas mesmo assim ele participou –, nas apresentações de divulgação e também nas atividades promocionais do álbum. Para as apresentações, no intuíto da coreografia de Rising Sun não ficar desfalcada, JaeJoong foi substituído por um dançarino mascarado.
Mais tardar, o DBSK lançou um single em conjunto com os companheiros da SM, Super Junior, intitulado Show Me Your Love, alcançando assim o 1º lugar no ranking das vendas anuais.
Ainda, os membros iniciaram suas carreiras de atores em banjun dramas (mini-séries que vão ao ar nos domingos, na Coréia do Sul). YooChun e YunHo atuaram como convidados no Nonstop 6 (Rainbow Romance).
No final do ano, DBSK recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe pelo clipe de Rising Sun e o de Escolha Popular no 2005 Mnet KM Music Video Festival.
No dia 14 de Junho de 2005, DBSK e BoA foram eleitos como “PR spokespeople” das cidades de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Antes de voltar para a Coréia do Sul, com o novo álbum preste a sair no outono daquele ano, os membros do DBSK ainda tinham que trabalhar no aprendizado de outros idiomas, para que pudessem ser melhor divulgados em outros países do leste asiático.
Tiveram sua primeira turnê asiática e fizeram aparições como convidados em programas da Malásia, Tailândia, China e Japão. Os membros do DBSK foram os primeiros coreanos a realizarem um show na Malásia com a 1st Asia Tour – Rising Sun, no Bukit Jalil (Putra Indoor Stadium). A turnê, em promoção do seu segundo álbum coreano lançado em 2005, Rising Sun, continuou em Bangkok, na Tailândia, no Impact Arena. A turnê foi também responsável pela estréia dos garotos em turnês na Coréia do Sul.
Mais tarde naquele ano, DBSK se manteve bastante ocupado com a preparação para sua primeira turnê japonesa, em promoção do seu primeiro álbum japonês, lançado em 22 de março de 2006, intitulado Heart, Mind & Soul. Os membros se focaram em melhorar seu japonês para futuras atividades. O DBSK se apresentou no 2006 A-Nation, um show de verão anual no Japão, realizado pela Avex Trax.
Também em 2006, o DBSK foi o primeiro grupo asiático a ganhar dois Thailand Music Awards, um porMelhor Videoclipe, com Rising Sun e o outro por Artista Asiático Favorito. Também venceram por votos populares o Melhor Artista Asiático do Virgin Hits Awards 2006, na Tailândia.
Seu 17º single japonês, Sky, estreiou em 6º lugar no ranking da Oricon e seu 18º single, Miss You, atingiu o 3º lugar.
O grupo retornou à Coréia em agosto de 2006 para o preparo de seu terceiro álbum coreano, intitulado“O”-Jung.Ban.Hap. (“O”-...), lançado em 29 de setembro daquele ano. O nome do álbum pode ser traduzido como “O”-Tese.Antítese.Síntese e expressa a degradação e corrupção da sociedade e o poder do povo para mudar esta situação. Após atingir o topo da maioria dos rankings coreanos, o álbum foi re-lançado em 11 de novembro de 2006, para combinar com a mudança de imagem que o grupo havia feito para a promoção do seu segundo single deste álbum, Balloons. Este lançamento contém novas versões para Balloons e Get Me Some, junto com uma nova faixa chamada White Lies, escrita e composta por JunSu. Balloons, em contraste com o primeiro single e suas batidas pesadas de techno, é mais calma e leve, expressando a inocência da infância. A música é um re-make de um hit do grupo Five Fingers, re-escrita com um “sentimento mais moderno” para ficar mais atrativa ás gerações de hoje e ao mesmo tempo agradar as gerações anteriores que ouviam o Fiver Fingers.
Em seu primeiro mês após o lançamenro, “O”- Jung. Ban.Hap ultrapassou a marca das 100.000 cópias e se tornou o álbum mais vendido da Coréia naquele ano, com mais de 385.000 cópias vendidas até dezembro de 2007.
Deixando a música um pouco de lado, o grupo atuou junto em seu drama VACATION, mais tarde lançado juntamente com o DVD do 3º álbum. Com o sucesso deste álbum e com a popularidade ainda mais elevada, foram convidados para vários programas de variedades coreanos como X-Man, Heroine 6 e Ya Shim Man Man, dentre outros. JaeJoong e YooChun atuaram também em uma “skit performance” (onde se imita alguém de forma engraçada) no MBC Goldfish. O DVD All About DBSKtornou-se o mais vendido em 2006 na Coréia do Sul, com vendas superiores a 47.000 cópias, superando filmes e shows. Com o sucesso do DVD, os co-produtores da SBS e a SM Entertainment decidiram lançar o volume dois do DVD intitulado All About DBSK season 2, com uma caixa com 5 DVDs, em 2007.
Este ano de 2006 foi marcado por muitos escândalos envolvendo os membros do DBSK, incluindo oescândalo dos pais adotivos de JaeJoong, o incidente da anti-fã que tentou envenenar YunHo , o DBSK vencendo todos as maiores premiações da Coréia.
Com o ganho de todos os Daesungs (artista do ano) daquele ano pelo DBSK, muitas críticas foram lançadas contra a legitimidade dos prêmios, acusando os netizens (usuários aciduos de internet) de serem injustos nas votações para os prêmios. No MKMF Music Festival de 2006, o DBSK ganhou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Grupo e Artista do Ano. No 16th Music Seoul Festival, o DBSK levou três prêmios incluindo o de Artista do Ano, seguido de outro Artista do Ano no 21st Golden Disk Awards. Ainda, o grupo ganhou prêmios no SBS Gayo Awards 2006, ganhando umDaesung e um Bonsang.
Após ganhar todos esses prêmios, o DBSK permaneceu no Japão por quase um ano para uma promoção intensiva e ganhar forte popularidade e mais estabilidade no mercado fonográfico japonês, lançando o álbum Five in The Black e vários singles consecutivos. De acordo com a Oricon, a popularidade deles crescia em uma média de 3% em 2006 a cada single lançado e em 2007 essa média era de 5%. Foi constatado também que durante 2007, 14.1% dos fãs eram mulheres, enquanto 4.6%, eram homens, ambos os sexos com idades entre 10 e 40 anos.
Choosey Lover foi lançada em 7 de março de 2007, seguida por Lovin’ You, que debutou em 2º lugar no ranking semanal da Oricon, sendo seu primeiro single a atingir tal posição no Japão. Perto de atingir o sucesso absoluto, o som bubblegum do single Summer Dream fez com que o mesmo se tornasse o single japonês a obter o maior êxito em 2007, debutando em 1º lugar no Oricon diário, com vendas superiores a 112.000 cópias em uma semana.
Em abril desse ano, os membros do DBSK agora tinham uma rádio chamada DBSK Bigeastation na Japan FM Network, que vai ao ar em sete estações FM. O grupo representou a Coréia no MTV’s Video Music Awards Japan e ganhou o Best Buzz Asia in Korea, em 26 de maio de 2007.
Seu double A-side single SHINE/Ride On debutou em 2º lugar no Oricon diário em outubro de 2007. O DBSK fez uma colaboração com a cantora japonesa Koda Kumi para seu 38º single LAST ANGEL, sendo lançado em 7 de setembro e alcançou o 3º lugar em seu debut; a música faz parte da tracklist do filme Resident Evil: A Extinção, versão japonesa. A colaboração de Koda Kumi fez com que o DBSK fosse mais reconhecido entre o público masculino adolescente (58%) e também entre homens por volta dos trinta anos (62%). No mesmo mês, o 14º single japonês do DBSK foi lançado, intituladoFOREVER LOVE, também debutando em 3º lugar na Oricon. Em dezembro, o single Together, para a animação Cinnamon, debutou em 2º lugar.
Enquanto isso, na Coréia do Sul, foi lançado o primeiro single digital do DBSK, intitulado 여행기 (Yeo Haeng Gi), junto com A Thousand Year Love Song, 하루달 (Harudal), All in Vain, 크리스마스 (One Summer Night’s Christmas) e Evergreen; essas foram as únicas músicas lançadas 2007 na Coréia do Sul. Evergreen foi particularmente mais especial para os fãs porque YooChun foi quem compôs a música e Max ChangMin escreveu a letra. Apenas com isso, DBSK foi capaz de manter sua popularidade na Coréia do Sul, podendo assim concentrarem-se mais na carreira japonesa.
Também participarem de programas coreanos e eventos como 2007 DREAM Concert e o Mnet 20’s Choice Awards, além de acesso pessoal (blogs) aos sites de celebridades como Iple e UFOTown. Durante uma eleição virtual pela MTV Coréia, o DBSK foi eleito Presidente da República da Música Coreana. Por causa dessa conquista, a MTV e a Boombox anunciaram o dia 23 de dezembro como o “Dia DBSK”. Na Tailândia, o grupo foi o “artista estrangeiro” a ter a maior vendagem do ano.
DBSK começou o ano de 2008 com o 16º single japonês, Purple Line, composta pelo mesmo compositor de Rising Sun e “O”, lançado em 16 de janeiro de 2008 no Japão e 23 de janeiro na Coréia (versão coreana).Purple Line atingiu o topo da Oricon Semanal em seu debut,sendo este seu primeiro #1 semanal;fazendo do DBSK o primeiro grupo não-japonês a atingir o topo da Oricon Semanal. Também divulgaram o single na Coréia, apresentando a canção na versão coreana nos programas KBS Music Bank e SBS Inkigayo mais tardar em fevereiro.
Uma semana após o lançamento do single japonês, lançou-se o 3º álbum japonês intitulado T, contendo seus singles anteriores e outras inéditas. Como faixa bônus, foi adicionada a faixa Kiss Shita Mama Sayonara, composta e escrita por YooChun e JaeJoong.
T debutou em 2º lugar na Oricon e entrou no TOP 20 de álbuns mundiais em 19º, naquela semana.
A Rhythm Zone, uma sub-gravadora da Avex Trax, criou uma nova estratégia de promoção para o DBSK, lançando cinco singles adicionais em fevereiro de 2008 em semanas consecutivas após o lançamento do álbum. Cada single continha uma música solo de um membro e uma versão diferente da música TRICK lançada no álbum.
Em 28 de março, os membros do DBSK foram eleitos Embaixadores da Ásia pela Universal Studios Japan.
O grupo lançou seu 22º single Beautiful You/Sennen Koi Uta em 23 de abril de 2008. O single debutou em primeiro lugar no Oricon diário e também no semanal, sendo o terceiro single do DBSK a atingir tal posição no Oricon diário e o segundo no semanal, fazendo com que o DBSK batesse o próprio recorde de único artista/grupo estrangeiro a atingir o 1º lugar na Oricon semanal e igualando o recorde que antes era da Taiwanesa 欧陽菲菲 por 24 anos e 5 meses, de único artista estrangeiro (no geral) a atingir o 1º lugar duas vezes.
Em adição, em 16 de julho de 2008, o DBSK lança o single Doushite Kimi Wo Suki Ni Natte Shimattandarou, tendo seu debut mais uma vez em 1º lugar nos rankings semanal e diário da Oricon,batendo de vez o recorde e sendo o único grupo/artista estrangeiro a atingir o 1º lugar semanal da Oricon três vezes consecutivas.
Com o sucesso garantido, o DBSK faz sua volta à Coréia depois de um ano e sete meses fora do país natal. O quarto álbum, intitulado MIROTICanunciado no final de agosto para o dia 24 de setembro, tem a data atrasada por dois dias meados antes do lançamento, devido a grande demanda de pedidos na pré-venda, sendo assim o lançamento no dia 26 de setembro. O novo conceito do álbum e do grupo é maturidade, acompanhado de sex appeal. As fotos divulgadas para promoção antes da volta do grupo causaram furor na imprensa e nos fãs, já que nelas os garotos apareciam como homens – não mais como garotos -, mostrando mais pele do que nunca.
Em apenas dois dias após o lançamento, o DBSK vendeu 300.000 cópias somente na pré-venda, passando assim a ser o álbum mais vendido do ano e batendo o recorde de “álbum mais vendido na primeira semana”, que antes pertencia à Seo Tai Ji desde 2004.
Com o sucesso absoluto, o Comitê de Proteção à Juventude da Coréia resolveu fazer uma gracinha — declarou que julgou MIROTIC sexual demais e a partir de então, somente maiores de 19 anos podiam comprá-lo. A SM Entertainment não ficou satisfeita e entrou com ação contra o Comitê, conseguindo retirar a restrição algum tempo depois.
Em outubro, foi anunciado também que JaeJoong se aventuraria no mundo do drama, sendo protagonista de Heaven’s Postman, com estréia marcada para 05 de novembro de 2009 depois de muita enrolação.
Á fim de não perder sua popularidade conquistada no Japão, o grupo lançou a versão japonesa de MIROTIC no país, que alcançou a primeira posição tanto no chart diário da Oricon quanto no semanal, com mais de 70.000 cópias vendidas naquela semana. E pra consolidar o sucesso absoluto do álbum na Coréia, o grupo partiu para seu novo single: Wrong Number — a música foi re-lançada com duas diferentes versões (MV e performance versions) nos sites de downloads e também no re-lançamento do álbum MIROTIC, que contava com quatro novas faixas: 사랑아 울지마 (Sarang Ah Ul Ji Ma) Don’t Cry My Lover (letra e melodia por Jaejoong); 소원 (So Won) Wish; 사랑 안녕 사랑 (Sarang Annyoung Sarang) Love Bye Love (letra e melodia por Yoochun); Don’t Say Goodbye.
Logo mais em novembro daquele ano, o DBSK participou do MKMF 2008 e não foi pra menos: foi o artista/grupo que mais levou prêmios na noite, com 5 deles: Melhor estilo, Popularidade online, Popularidade móvel (votos por celular), Melhor álbum e Popularidade no exterior; além de fazer uma ótima performance na premiação, com um mini-concert de Rising Sun, Purple Line, “O”, The Way U Are, Hug, MIROTIC e Wrong Number.
E lá vão eles fazer bonito de novo: no Golden Disk Awards, o prêmio mais importante da música coreana, o grupo levou pra casa o prêmio de Melhor álbum e Escolha da audiência. Na premiação, o grupo se apresentou com Are you a good girl? e MIROTIC.
Em dezembro, uma notícia triste e feliz ao mesmo tempo: o DBSK anuncia que não participaria de nenhum dos eventos de final de ano na Coréia, porque deveria se dedicar à participação de eventos importantes no Japão, como sua primeira vez no Kouhaku – onde somente os grandões da música japonesa vão. Mas, mesmo com a agenda super apertada, o grupo pôde participar do SBS Gayo, e, mais uma vez, arrasou nas performances de Wrong Number e MIROTIC remix. E assim se encerraram suas promoções na Coréia, deixando o foco do grupo mais uma vez, no Japão.
E pra consolidar de vez o sucesso do álbum: MIROTIC completou mais de 500.000 cópias ao final do ano, fazendo do grupo o único a vender tantas cópias de um álbum em 5 anos.
Logo no início do ano, em janeiro, o grupo lança mais um single japonês:Bolero — já sem nenhuma novidade, o grupo conquista o topo dos charts diário e semanal da Oricon, com mais de 89.000 cópias vendidas.
Sem nenhum descanso, o grupo anuncia duas turnês diferentes naquele ano: a 3rd Asia Tour: MIROTIC, que se iniciaria em fevereiro daquele ano e passaria por vários países da Ásia, com início na Coréia – os ingressos se esgotaram em menos de 20 minutos; e também uma turnê japonesa: a 4th Live Tour: The Secret Code , em promoção de seu 4º álbum japonêsThe Secret Code, que ainda seria lançado.
Depois do sucesso de Bolero, mais um single estava pronto pra arrasar; Survivor. O single estreou em 3º lugar tanto no chart diário quanto no semanal da Oricon, com vendas acima de 74.000 cópias.
E depois de ter um recorde adicionado no Guinness Book, como o artista/grupo com o maior número de fãs no mundo, o livro dos recordes registrou mais um: o DBSK é o artista/grupo com o maior número de fotos, contando fotos promocionais, candids e afins.
Em março o grupo lança seu 4º álbum japonês The Secret Code, que estréia em 2º lugar nos charts diário e semanal da Oricon, com vendas superiores à 158.000 cópias naquela semana.
A turnê japonesa deste álbum, 4th Live Tour: The Secret Code, marcou mais uma conquista para o grupo: o DBSK se apresentou pela primeira vez no Tokyo Dome, um estádio com capacidade para 55.000 pessoas onde somente os tops da música japonesa se apresentam. O show foi realizado em julho e foi responsável pela gravação do DVD da tour. No início da turnê, JunSu se machucou e não pôde dançar por vários shows, mas no final da turnê ele estava 100% e tudo correu bem na gravação.
Em abril, o grupo lançou mais um single, intitulado Share The World, que estreou na primeira posição do chart semanal da Oricon com mais de 98.000 cópias vendidas.
Já em julho, mais um single: Stand By U — o lançamento atinge o 2º lugar na Oricon semanal com mais de 182.000 cópias vendidas.
Assim como JaeJoong, YunHo também se iniciaria no mundo da atuação: o cantor foi protagonista do drama Heading to The Ground, com estréia em setembro de 2009.
E mais trabalhos: JaeJoong e YooChun (sem os outros membros) se juntaram para lançar mais um single: COLORS ~Melody & Harmony~ que estreou em primeiro lugar na Oricon semanal, com mais de 149.000 cópias vendidas.

Se no final do ano estava planejado um comeback na Coréia, ele aconteceu, mas não da melhor forma. O grupo voltou aos holofotes da mídia coreana mas não por um álbum ou um lançamento bombástico, mas pelas especulações sobre o provável fim do grupo.
JunSu, JaeJoong e YooChun entraram com um processo contra a SM Entertainment querendo a revisão de seus contratos; os três alegavam que as cláusulas contidas neles eram abusivas e não faziam jus ao trabalho do grupo. YunHo e ChangMin estavam de fora do processo. Por causa dele, todas as atividades do grupo, tanto no Japão quanto na Coréia foram suspensas e o grupo entrou num hiatus temporário. Os fãs por todo o mundo ficaram preocupados com o fim que aquilo teria. O grupo pediu calma aos fãs, dizendo que nunca se separariam e JaeJoong e YooChun até fizeram a mesma tatuagem no peito: a frase always keep the faith, que virou jargão no fandom.
Com o andamento do processo, rumores e mais invenções apareciam: entrevistas falsas onde os membros falavam mal dos outros, especulações sobre o que os três queriam ou não e daí por diante. A SM tentou desviar o foco do processo dizendo que as reais intenções dos três membros era na verdade obter vantagens para lucrarem mais em seus negócios paralelos, mas o presidente daCreBeau, empresa de cosméticos na qual os três eram investidores, desmentiu os boatos e disse que tudo não passava de uma mentira por parte da SM. Em pré-conferência, a agência apresentou um documento supostamente assinado por YunHo e ChangMin, onde declararam estar ao lado da SM.

Premiações
2009
Melon Music Awards: Mania do ano (MIROTIC)
Melon Music Awards: Estrela do ano
Mnet Asian Music Awards: Melhor Estrela Asiática
2008
Golden Disk Awards: Álbum do ano (Daesang)
Golden Disk Awards: Escolha da audiência [YEPP]
Golden Disk Awards: Bonsang
Mnet KM Music Festival: Álbum do ano (Daesang)
Mnet KM Music Festival: Escolha dos estrangeiros
Mnet KM Music Festival: Escolha do público (via celular)
Mnet KM Music Festival: Escolha dos internautas
Mnet KM Music Festival: Melhor estilo
Asia Song Festival: Melhor artista asiático
MTV Video Music Awards Japan: Melhor colaboração – LAST ANGEL feat. Koda Kumi
2007
SEED Awards, Thailand: Melhor cantor asiático
MTV Video Music Awards Japan: Melhor Buzz Asia na Coréia
14th Annual Korea Entertainment Masterpiece Award Ceremony: Artista mais popular internacionalmente
Best Hits 2007 Japan: Artista de ouro
2006
Korean Chinese Custom Ceremony: 10 grupos mais populares da China
Korean Chinese Custom Ceremony: 10 músicas mais populares da China
Korean Chinese Custom Ceremony: Modelos comerciais mais populares da China
Korean Chinese Custom Ceremony: Homem ideal da China
Channel[V] Thailand Music Video Awards: Melhor videoclipe – Rising Sun
Channel[V] Thailand Music Video Awards: Melhor artista asiático
Virgin Hitz Awards: Voto popular – melhor artista asiático
Mnet KM Music Festival: Melhor grupo
Mnet KM Music Festival: Artista do ano
Mnet KM Music Festival: Mnet.com
Mnet KM Music Festival: Escolha do público – votos por celular
MTV 16th Music Seoul Festival: Daesang
MTV 16th Music Seoul Festival: Bonsang
MTV 16th Music Seoul Festival: Escolha do público – votos por celular
21st Golden Disk Awards: Daesang
21st Golden Disk Awards: Bonsang
SBS Gayo Awards: Daesang
SBS Gayo Awards: Bonsang
2005
Mnet KM Music Video Festival: Melhor videoclipe – Rising Sun
Mnet KM Music Video Festival: Escolha do público
2004
SBS Gayo Awards : Debut de música popular
Mnet KM Music Video Festival: Melhor videoclipe para grupo iniciante
KBS Popular Music Award: Melhor novo artista
MBC Top 10 Music Festival: Melhor novo artista
Go News Netizen YunAae Daesang: Melhor grupo
Go News Netizen YunAae Daesang: Melhor videoclipe
Go News Netizen YunAae Daesang: Melhor comercial
Go News Netizen YunAae Daesang: Asia Star Award

Fonte:dbsk.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário